Defeso

Lagoa dos Patos entra no período de defeso

A partir desta quarta-feira, até setembro, a captura de quatro espécies é proibida e os pescadores artesanais receberão o seguro-defeso

Paulo Rossi -

A partir desta quarta-feira (31) os pescadores da Colônia Z-3 não poderão mais levar suas redes à Lagoa dos Patos. De 1º de junho a 30 de setembro é proibida a pesca de tainha, corvina, camarão e bagre, espécies que são protegidas em função do período de reprodução, quando os trabalhadores artesanais passam a receber o seguro-defeso no valor de um salário mínimo.

Em Pelotas, 400 pedidos já foram encaminhados ao INSS, informa o presidente do Sindicato de Pescadores da Colônia Z-3, Nilmar da Conceição. A expectativa é de que 500 pessoas recebam o benefício, número menor do que o ano passado, quando o defeso foi pago a 650 pescadores. “Muitos se aposentaram. Outros saíram da pesca, por isso diminuiu”, explica Conceição. No entanto, o sindicato continua fazendo esse serviço e na segunda-feira haverá um mutirão, a fim de agilizar os encaminhamentos.

Um pedido de extensão em dois meses do prazo para encaminhamento da documentação foi aberto junto ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), pelo Fórum da Lagoa dos Patos em reunião em Porto Alegre, na última semana, diz o presidente da organização, Nilton Mendes Machado. Na região 1,2 mil pescadores dependerão do seguro-defeso pelos próximos quatro meses, cuja primeira parcela é paga no início de julho.

Neste período, grande parte dos pescados consumidos nos municípios virá da atividade realizada em alto-mar.

Na quinta-feira inicia também o licenciamento ambiental junto ao Ibama, em que os pescadores devem renovar suas permissões para exercer a atividade. As licenças poderão ser tiradas até o dia 30 de agosto.

Contudo, a última semana de atividades não tem sido favorável na Colônia Z-3 devido ao excesso de chuvas. “Não tem mais nada”, afirma Silmar Bazgalupe, 58, que reclama também da poluição do estuário, que vem diminuindo a diversidade de peixes e crustáceos. Até outubro ele passará o tempo arrumando seus equipamentos, assim como a maioria dos companheiros de profissão.

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Carnaval será no Porto durante três dias Anterior

Carnaval será no Porto durante três dias

Começa nesta quarta uma nova doce temporada Próximo

Começa nesta quarta uma nova doce temporada

Deixe seu comentário